“O seu filho tem cancro” – o exemplo de 5 palavras que têm o poder de mudar a vida de uma família num instante.
Durante mais de 20 anos, Tracey O’Brien viu muitas vezes a tristeza no rosto destes pais, dando-lhes notícias que nenhum pai quer ouvir. Mas com a tristeza, vêm os momentos de luz. Os momentos em que ela pode dizer outras 5 palavras diferentes e igualmente transformadoras: “O seu filho está curado”.
Todas as semanas, na Austrália, 3 crianças morrem vítimas de cancro – números que Tracey, como diretora do Kids Cancer Center no Sydney Children’s Hospital Randwick (SCH), trabalhou incansavelmente para mudar.
“É devastador termos que dizer a um pai que o tratamento falhou e que a esperança de cura é mínima”, diz a médica.
“O meu trabalho é nunca aceitar nada menos do que a excelência. É tratar aquelas crianças como eu gostaria que os meus filhos fossem tratados. O meu trabalho é dar o tratamento que qualquer criança com cancro merece. O meu trabalho é conseguir chegar às zero mortes – e não vou desistir até o alcançar”.
Recentemente, os esforços de Tracey foram reconhecidos e a médica foi nomeada como CEO do departamento de oncologia do Serviço Nacional de Saúde australiano – Tracey é a primeira oncologista pediátrica a ser nomeada para este cargo de prestígio.
“É maravilhoso saber que posso ajudar a fazer a diferença e trabalhar em conjunto com especialistas para prevenir, tratar e defender todas as pessoas com cancro. O fato de eu ser a primeira oncologista pediátrica a assumir este papel não me é indiferente. Sei que tenho uma grande tarefa pela frente”.
Nos últimos anos, Tracey ajudou a impulsionar o sucesso do Zero Childhood Cancer Program, um programa de medicina de precisão pioneiro no mundo, que dá esperança a crianças com cancro. Desde 2017, altura em que se deu o primeiro ensaio clínico, já houve mais de 700 inscrições. Devido a todo este sucesso, e ao apoio financeiro do Governo australiano e da Fundação Minderoo, o programa será estendido até 2023, permitindo continuar a oferecer a melhor hipótese de sobrevivência a todas as crianças com cancro na Austrália.
Para os seus pacientes, Tracey é uma médica calorosa, carinhosa e honesta, que se preocupa sem limites. Para os seus colegas, esta médica é uma mulher apaixonada e inovadora, que coloca sempre os seus pacientes em primeiro lugar.
“Tenho a sorte de estar rodeada de uma equipa incrível, que sempre me desafiou a pensar de forma diferente, e em grande. A saúde é uma área difícil, mas trabalhar em conjunto, mostrar bondade e ser movido por um propósito central é crucial para o nosso trabalho.”
Fonte: Sidney Children’s Hospital Network