Especialistas norte-americanos recomendam a não ingestão de suplementos de óleo de peixe por parte de doentes que estão a receber quimioterapia, pois, segundo uma pesquisa recente, estas gorduras podem inibir a eficácia do tratamento.
Num artigo publicado na revista Cancer Cell, cientistas do Centro Médico e Universitário de Utrecht, na Holanda, explicam que experiências de laboratório com roedores mostraram que alguns ácidos graxos presentes nos suplementos de óleo de peixe podem tornar as células tumorais mais resistentes aos tratamentos oncológicos.
Os especialistas referem que os dois ácidos graxos conhecidos como KHT e 16:04 (n-3), que também são produzidos por células-tronco no sangue, estão em elevadas concentrações nos suplementos de óleo de peixe.
Estes ácidos tornam as células cancerígenas imunes à quimioterapia, motivo pelo qual os especialistas alertam os doentes que estejam a receber o tratamento para não ingerirem suplementos de óleo de peixe, evitando, desta forma, uma possível resistência do tumor.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.