O engenheiro brasileiro Joel de Oliveira, que perdeu um filho devido a doença oncológica, desenvolveu um dispositivo inovador ligado a uma aplicação para telemóvel que monitoriza sinais vitais de crianças e jovens com cancro e ajuda a detetar precocemente problemas de saúde nesses pacientes e tornar mais célere o atendimento hospitalar.
Em declarações à TSF, Joel Oliveira, que deu o seu testemunho na Web Summit, explica que a experiência de ter um filho com cancro fez com que se desligasse da engenharia de telecomunicações e apostasse no desenvolvimento deste dispositivo, denominado Luckie Tech.
O dispositivo inclui um adesivo que recolhe informações do paciente, 24 sobre 24 horas, monitoriza a temperatura e outros cinco sinais vitais e pretende auxiliar unidades de saúde na resposta a crianças e adolescentes com cancro. Além de estar ligado a uma aplicação, também permite que a unidade de saúde que acompanha o doente tenha acesso, em tempo real, aos seus indicadores de saúde.
“O objetivo principal da criação deste dispositivo é reduzir a mortalidade de crianças e jovens com doença oncológica” devido a outras complicações de saúde, como uma gripe, explicou Joel de Oliveira.
O Luckie Tech está agora em prova de conceito num hospital no Brasil e em conversações para testar também em unidades de saúde em Portugal. Joel de Oliveira afirmou que o dispositivo foi apresentado ao Instituto Português de Oncologia do Porto.
Fonte: TSF/Fotografia: TSF