Diagnosticados cerca de 13 novos casos de cancro infantil nos Açores por ano

De acordo com o secretário regional da Saúde, Rui Luís, por ano são diagnosticados nos Açores cerca de 13 novos casos de cancro infantil, um número que tem vindo a aumentar 1% todos os anos.
A revelação foi feita enquanto o responsável visitava o serviço de pediatria do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, numa cerimónia comemorativa do Dia Internacional da Criança com Cancro. Os tipos de cancro mais frequentemente diagnosticados são a leucemia, o tumor cerebral e o linfoma. 
“É uma realidade que, por vezes, é dura para as famílias e aquilo que nós pretendemos é tornar o espaço onde as crianças vão com frequência, porque têm de fazer tratamentos todas as semanas, um pouco mais familiar”, salientou Rui Luís. 
De acordo com o secretário regional da Saúde, neste momento estão 10 crianças açorianas em tratamento nos três hospitais da região ou no Instituto Português de Oncologia (IPO) no Porto e em Lisboa.
Rui Luís referiu ainda que a escassez de médicos pediatras a nível nacional reflete-se nos Açores que dispõe, nos três hospitais da região, de 24 pediatras, uma situação que o Executivo açoriano pretende alterar através de uma proposta no sentido de “os Açores terem uma idoneidade no seu conjunto e, portanto, ser mais fácil entre os três hospitais fazerem a formação dos médicos, porque nós sabemos que, ao formar mais médicos nos Açores, há mais probabilidade de eles se fixarem”. 
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter