A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou um novo manual para alimentação saudável nos refeitórios escolares, intitulado “Capitações de Géneros Alimentícios para Refeições em Meio Escolar: Fundamentos, Consensos e Reflexões”.
O documento, elaborado no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, em parceria com a Associação Portuguesa dos Nutricionistas e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, tem como objetivo “auxiliar os técnicos na gestão da refeição do almoço nos refeitórios escolares, através da apresentação de uma Lista de Capitações de géneros alimentícios, adequada aos diferentes grupos etários estabelecidos”, indica a DGS.
A determinação de capitações padronizadas e ajustadas às recomendações alimentares nacionais “tem-se mostrado um desafio em contexto de alimentação coletiva. Além do ponto de vista nutricional, que valoriza a variedade, o equilíbrio e a adequação, a alimentação envolve aspetos como a comensalidade e uma produção e consumo sustentável, questões que reforçam a importância deste tema”, indica ainda a entidade.
O documento está disponível na íntegra no portal da DGS.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.