Desenvolvida nova radioterapia sem efeitos secundários

Cientistas da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova forma de terapia de radiação que coloca o tumor em remissão em cobaias de laboratório.
O tratamento inovador não produz nenhum dos efeitos colaterais nocivos semelhantes aos da quimioterapia convencional e terapias de radiação. Os ensaios clínicos em seres humanos poderão ter início assim que seja sinalizado o financiamento.
“Desde 1930, os cientistas têm procurado o sucesso com um tratamento de cancro conhecido como terapia de captura de neutrões pelo boro (BNCT)”, revelou um dos cientistas, que garante que a equipa da universidade finalmente encontrou o caminho para criar a BNCT, aproveitando a biologia das células tumorais e recorrendo à nanoquímica.
A equipa obteve células cancerígenas para receberem e armazenarem um produto químico resultante do boro. Quando as células atingidas com o boro foram expostas aos neutrões, o átomo de boro quebrou e “rasgou” seletivamente as células cancerígenas, poupando as células saudáveis adjacentes.
Uma ampla variedade de tumores pode assim vir a ser eliminada com a técnica de BNCT, que mostrou resultados positivos em cobaias de laboratório.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter