Cientistas norte-americanos conseguiram identificar uma via que permite que as células cancerígenas mutantes continuem a replicar-se e a tornar-se resistentes às terapias oncológicas. A descoberta, publicada na revista Science, pode ser um passo importante na luta contra o cancro.
A investigação teve como foco os mecanismos da replicação do ADN e uma enzima-chave chamada endonuclease 1. Os testes foram realizados em modelos de rato de leucemia.
Os investigadores utilizaram tecnologia de sequenciamento de genomas e descobriram um novo mecanismo de mutação de células geneticamente defeituosas para sobreviver ao tratamento medicamentoso.
A compreensão deste mecanismo de resistência pode ajudar no desenvolvimento de novas estratégias para prevenir o desenvolvimento do cancro ou para atrasar e superar a resistência aos fármacos.
O objetivo agora é tentar replicar a descoberta em células cancerígenas humanas mais variadas e estabelecer regimes para superar a resistência aos medicamentos contra o cancro, explicou Binghui Shen, que liderou a investigação.
Fonte: Science Daily