Descoberta substância que pode travar avanço do cancro

Numa estratégia que pode ser considerada inédita, cientistas norte-americanos podem ter descoberto uma forma de “congelar” as células cancerígenas, impedindo a sua movimentação.
Publicada na Nature Communications, a investigação fez testes com uma molécula, conhecida como KBU2046, e verificou que este composto inibiu o movimento de células cancerígenas em quatro diferentes tipos de células de cancro humanas: mama, próstata, colorretal e pulmão. 
De acordo com os investigadores, esta descoberta pode abrir novos caminhos para impedir que o cancro se espalhe para outras áreas do organismo.
“O movimento é a chave de tudo. Se as células cancerígenas se espalharem pelo corpo dos pacientes, elas quase que ‘tiram a vida ao corpo’”, afirmaram os investigadores do Instituto OHSU Knight Cancer, nos Estados Unidos.
Os especialistas explicaram que o principal problema deste estudo foi encontrar um composto que não afetasse as células saudáveis, até que descobriram que a molécula KBU2046 se ligava às proteínas das células de forma específica para impedir somente o movimento. A substância não afeta outras estruturas celulares, diminuindo os efeitos secundários. 
Os cientistas estimam que serão necessários dois anos e muito investimento para que os primeiros testes sejam realizados em seres humanos.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter