Sabias que

Queres saber algumas curiosidades sobre esta doença? Então fica atento porque vamos contar-te algumas coisas sobre o cancro:

O cancro não é uma doença contagiosa.
Esta doença não aparece por estares ao pé de alguém que tenha tido cancro.

As crianças não desenvolvem o mesmo tipo de cancro que os adultos.
Nos adultos as células doentes atacam principalmente os tecidos que envolvem os órgãos, como o pulmão, o estômago, o intestino, entre outros. Mas o mesmo não acontece com as crianças.

As crianças devem estar longe das pessoas doentes porque o seu corpo está mais fraco e não pode defender-se dos bichinhos que provocam doenças.

O tratamento pode durar algum tempo para que seja possível destruir todas as células doentes que sejam mais resistentes aos medicamentos.

Uma vez que todas as partes do nosso corpo são constituídas por células, as células doentes podem formar-se em qualquer lado.

Podem acontecer efeitos secundários durante os tratamentos porque os medicamentos super poderosos têm de ser muito fortes para destruir as células doentes e, às vezes, também podem deixar as células boas mais fracas.

Os medicamentos podem atacar as células que fazem parte do teu cabelo e, por isso, podem fazê-lo cair. Mas não fiques preocupado porque ele depois volta a crescer quando o tratamento terminar!

As visitas fazem bem a quem está no hospital porque deixam o doente mais feliz.

É normal que a criança doente esteja mal-disposta pois o corpo está fraco e a criança não tem tanta energia para brincar e correr.

Para que possam estar bem-dispostas e ajudar os médicos e os medicamentos a destruir as células más é importante que comam bem.

Às vezes é necessário estar internado, normalmente no início da doença ou quando os tratamentos são mais prolongados, para que os médicos possam acompanhar de perto o doente. Outras vezes, basta ir à consulta no Hospital para que o médico veja como o corpo está a reagir e se as células doentes já foram destruídas. Noutras alturas, quando a doença está mais estabilizada, o doente já pode estar em casa com os pais e irmãos.

Por ser normal que esteja muito triste, a criança doente precisa da ajuda e mimos de todos os amigos e família.