A tua vida mudou agora e é natural que te possas sentir triste, desanimado e assustado com o futuro. Por vezes podes sentir que ninguém te compreende e que é muito difícil falar sobre esta doença estranha! Se isso acontecer, fala com os teus pais, amigos e com os médicos sobre o que sentes. Falar faz bem.
Vê o exemplo do António, da Vera, do Pedro, e de tantos outros meninos e meninas que estão a passar ou já passaram pelo mesmo que tu, e que decidiram escrever e dizer o que sentiam. Vais ver que ajuda!
O que senti quando descobri que estava doente
“Eu estava furioso, e perguntei-me: “Porquê eu?”. Todas me diziam que eu não tinha culpa.”, António in “Tenho-o, Não o Quero, Não Pedi Nada, Não o Posso Tirar, A Minha Vida Mudou”
“Não conseguia acreditar. Pensava que era um pesadelo, que ia acordar na manhã seguinte e que ia tudo voltar a ser como dantes, quando ainda não estava doente.”, Vera in “Tenho-o, Não o Quero, Não Pedi Nada, Não o Posso Tirar, A Minha Vida Mudou”
“Entrei em pânico, não compreendia nada. Não sabia com quem falar ou o que fazer. Felizmente os meus pais estavam ali para me ajudarem.”, Mateus in “Tenho-o, Não o Quero, Não Pedi Nada, Não o Posso Tirar, A Minha Vida Mudou”
“Falar com os médicos ajudou muito. Responderam a todas as minhas perguntas e encorajaram-me bastante.”, Pedro in “Tenho-o, Não o Quero, Não Pedi Nada, Não o Posso Tirar, A Minha Vida Mudou”
“Quando soube que estava [doente] a primeira coisa que fiz foi perguntar a mim própria: porquê eu? Pensava que isto me tinha acontecido porque tinha feito alguma coisa mal. Depois quando tudo se tornou numa rotina era sempre: lá vou eu outra vez, não me apetece. Mas teve de ser, calhou me a mim porque talvez eu era capaz de vencer esta guerra e fui, e hoje em dia sou uma pessoa melhor, feliz, e devo muito a muita gente.”, Diana in “Oncologia Pediatrica.org”
As visitas ao hospital
“Antes tinha medo, quando chegava ao hospital para fazer o tratamento. Agora aprendi a controlar-me e a ficar calma.”, Jacqueline in “Tenho-o, Não o Quero, Não Pedi Nada, Não o Posso Tirar, A Minha Vida Mudou”
“Gostaria de nunca mais ter que sentir este cheiro de hospital. Às vezes sinto-o mesmo a sonhar. E acordo a pensar que estou lá.”, David in “Tenho-o, Não o Quero, Não Pedi Nada, Não o Posso Tirar, A Minha Vida Mudou”