Onde posso ter cancro?

O cancro é uma doença originada por células doentes que podem afectar diferentes partes do teu corpo, podendo fazer-te sentir doente ou com sintomas diferentes.

Dependendo do lugar onde elas surjam, a doença vai ter um nome diferente: Leucemia, Linfoma, Neuroblastoma, Tumores do Sistema Nervoso Central, Tumores Hepáticos, Tumor de Wilms, Retinoblastomas, Sarcomas, etc. São muitos! Mas ficas a saber que os quatro primeiros são os mais comuns nas crianças e jovens.

Esses nomes são muito esquisitos e difí­ceis de dizer, não são? Mas vamos explicar-te o que significa cada um deles.

Mas independentemente do local do teu corpo onde estas células doentes se encontram é muito importante contar com a tua ajuda, dos teus pais, dos médicos, dos enfermeiros, dos psicólogos e de muitos outros amigos para lutar contra elas.

Leucemia

A Leucemia é o nome dado ao grupo de células doentes que vão aparecer no teu sangue. O sangue é o líquido vermelho que tens dentro de ti e que é formado por muitas células boas que realizam tarefas importantes para que tu tenhas sempre saúde.

Quando as células doentes afectam as células boas do teu sangue, poderás sentir-te fraco, com dor de cabeça e febre. Também podes sentir dores no corpo, perder peso e, ainda, algumas partes do teu corpo podem ficar um pouco inchadas.

Linfoma

Linfoma é o nome escolhido para chamar ao conjunto de células doentes que atacam uma parte do teu corpo, o sistema linfático, que tem como função proteger-te dos bichinhos que provocam doenças.

Quando as células boas, que fazem parte desse sistema que defende o teu corpo, se tornam doentes, poderás sentir fraqueza, não querer comer, ter febre e suar muito durante a noite, sentir dificuldade em respirar e dores no peito. O teu pescoço, axilas e virilhas poderão ficar um pouco inchados.

Neuroblastoma

O Neuroblastoma é um tipo de cancro que existe quando as células boas que formam o Sistema Nervoso, chamado Simpático (sistema do teu corpo responsável por grande parte das tarefas que tu consegues realizar) se tornam doentes.

Essas células podem fazer com que fiques fraco e não consigas realizar as actividades que antes eras capaz de fazer, como andar, movimentar os teus braços e pernas e brincar com os teus amigos.

Poderás ainda sentir dores em todo o corpo, fraqueza, e a zona à volta dos teus olhos pode ficar um pouco mais escura. Além disso, às vezes podem aparecer inchaços no teu pescoço e na tua barriguita.

Tumor do Sistema Nervoso Central

Os Tumores do Sistema Nervoso Central surgem devido à formação de células doentes dentro da tua cabeça.

Quando elas chegam ao cérebro poderás sentir dores de cabeça, sobretudo durante a manhã, não conseguir ver, nem ouvir muito bem, ter dificuldade em andar ou movimentar os braços e as pernas. Outras vezes podes ter dificuldade em falar, má disposição, e problemas em lembrar-te do que fizeste ao longo dos dias.

Tumor Hepático (Fígado)

Os Tumores Hepáticos são outros tumores provocados pelas alterações que ocorrem nas células boas e aparecem no fígado. Já ouviste falar dele?

O fígado realiza um conjunto de actividades fundamentais para que o teu corpo funcione bem e tenhas saúde, como armazenar alimento para dar às células e limpar algumas zonas que fazem parte do teu organismo.

Quando ocorrem mudanças nas células desse órgão é possível que sintas dores na tua barriguinha, que poderá ficar maior, podes não ter vontade de comer, perder peso ou ficares um bocadinho mais fraco.

Tumor de Wilms (Rins)

Tumor de Wilms é mais um nome estranho escolhido para dar ao tipo de cancro que afecta os rins. Mas o que são rins? São dois órgãos em forma de feijão que tens dentro de ti e que têm como função principal limpar o teu corpo das substâncias perigosas.

O tumor de Wilms é formado por células defeituosas que crescem nos rins provocando mudanças no funcionamento do teu corpo, como por exemplo, o xixi pode vir com um pouco de sangue, poderás ficar mal disposto e sentir vontade de vomitar. Além disso, podes ficar fraco, com febre, e sentir dores na barriga.

Retinoblastoma

O Retinoblastoma surge pelas alterações que transformam as células doentes numa parte do teu olho que é a retina. A retina é muito importante pois permite que vejas tudo o que existe no mundo.

Se as células doentes se formarem na retina, poderás sentir dores nos olhos, que poderão ficar com manchas brancas, e teres dificuldade em ver.

Sarcoma

O Sarcoma é um tipo de cancro que se desenvolve nas chamadas partes moles do corpo, isto é, afecta principalmente os músculos, os tecidos gordos e as articulações.

Os músculos são os tecidos do corpo que permitem realizar movimentos, como andar e levantar os braços e as pernas. Esses tecidos são como “super-elásticos” que te dão agilidade.

Assim como os músculos, as articulações são muito importantes para os movimentos do corpo pois são as ligações existentes entre os ossos que formam a estrutura do teu corpo e que te permitem movimentar, andar de bicicleta e correr com os teus amigos.

Os tecidos gordos, por sua vez, conseguem juntar muita energia para alimentar o corpo e deixam-te com muito boa disposição.

Quando surgem essas células doentes poderás sentir algumas dores e inchaço na zona afectada, que pode ser qualquer parte do corpo onde existam aqueles tecidos, por exemplo pernas e braços. A pele próxima à região atacada pode ainda ficar vermelha e mais quente do que o normal.