Cuidados a ter comigo

Já sabes que tens cancro e que essa doença faz com que te sintas diferente, não é? Por não te sentires bem e as tuas células boas de defesa precisarem de mais força para lutar contra essa doença, os teus pais vão ter uma série de cuidados especiais contigo! É importante que os tentes ajudar a tratar de ti para que fiques bom o mais rápido possível!

Cuidados com o meu corpo

Os cuidados especiais que os teus pais terão contigo vão ajudar a proteger-te dos bichinhos que causam doenças e também fazer com que te sintas melhor. Esses cuidados são uma limpeza mais frequente do corpo e da boca e outras acções que te protegem enquanto estás a fazer os tratamentos, quando estás em casa e quando voltas à escola.

É necessário que estejas sempre muito limpinho porque os bichinhos que provocam doenças, que se chamam micróbios, são atraídos para sítios do teu corpo que podem estar mais sujos como as mãos, os pés e outras partes do corpo. Por isso, é muito importante que tomes banho todos os dias para que não fiques doente enquanto estás em tratamento, porque isso ia deixar-te com menos forças.

Além de tomar banho todos os dias, também deves lavar muitas vezes as tuas mãos, principalmente os espaços entre os dedos, pois os micróbios gostam muito de ficar nesses sítios e também nas unhas. Se tiveres as unhas grandes tens de pedir aos teus pais para cortá-las.

A tua boca também deve estar muito bem limpinha! É importante que laves muitas vezes os dentes depois de comer e também antes de dormir. Os bichinhos que estragam os dentes e os deixam com uma cor amarela gostam muito de fazer asneiras principalmente durante a noite. Não te podes esquecer de os lavar!

Em casa

Enquanto estás a ser tratado não precisas de ficar sempre no hospital. Também poderás estar em casa! Para que estejas protegido em casa, os teus pais vão ter que manter o teu quarto sempre muito limpinho! Se vires alguma coisa suja, tens de avisá-los porque os bichinhos vivem na sujidade!

Alguns dos brinquedos de que mais gostas, como os peluches, não poderão ficar no quarto contigo porque o material com que eles foram feitos junta muitos micróbios, os bichinhos que provocam doenças. Mas não te preocupes que, quando ficares melhor, eles voltam a fazer-te companhia!

Deves estar a pensar que seria muito melhor se pudesses fazer tudo aquilo que mais gostas, não é? Sabes que mais? Podes convidar os teus amigos para irem brincar contigo. Que jogos lhes vais mostrar?

Por vezes, não poderás ir à escola porque estás a fazer o tratamento e, nesse momento, o mais importante é que tudo seja feito para que fiques bom! No entanto, sempre que estiveres melhor poderás voltar a estudar e ver de novo os teus colegas e professores. Quando voltares para a escola, os teus pais vão continuar a ter cuidados especiais contigo. Agora que melhoraste, não podes correr o risco de apanhar uma doença, pois não? Deves continuar a ajudá-los a tratar de ti.

Como podes ver estes cuidados especiais são mesmo necessários para que se combata a tua doença! Afinal, eles protegem-te dos micróbios que causam doenças e também de todas as coisas que te podem deixar fraco. É preciso ter força pois o objectivo final é vencer a tua doença!

Na rua

Enquanto durar o tratamento do cancro e, principalmente, quando estiveres a fazer as sessões de quimioterapia (que é o ataque às células doentes com bombinhas químicas, lembras-te?), não deves aproximar-te de pessoas doentes porque os bichinhos que as tornaram doentes podem passar para ti.

Também não podes estar em lugares com muitas pessoas (como parques, centros comerciais e hipermercados) porque nesses lugares é mais fácil existirem pessoas que estão doentes.

Quando brincares, é importante que não te magoes e não caias porque, quando estás doente, as células boas que curam as feridas não estão com toda a força. Mas, se caíres alguma vez, devem ser tidos todos os cuidados para que tudo corra bem. Nessas alturas receber um mega abraço vai saber muito bem!

Deves estar a pensar que é muito chato não poder sair para os lugares onde gostavas de ir, não é? Mas não fiques triste com isso, afinal, é só por um tempo! Esse esforço vai valer a pena!