Como tratar?

Quando te sentes doente e não consegues brincar como antes, os teus pais vão levar-te ao hospital para que possas ser visto pelos médicos e descobrir o que se passa contigo, fazer-te exames para ver se existem algumas células boas do teu corpo que se tornaram doentes, onde estão localizadas dentro de ti e quantas existem.

Os médicos também podem querer tirar uma parte das células que estão no teu corpo para saber se entre elas existe alguma que se tornou doente e é capaz de produzir mais células iguais (a este processo chama-se biópsia). Quando as células doentes invadem outras partes do corpo diferentes da primeira onde o médico as viu pela primeira vez, chama-se a essa “viagem” metastização.

Para que esses exames sejam feitos, poderás ter que levar algumas picadas de agulha e entrar em salas com aparelhos que te vão parecer muitos estranhos, mas é assim que os médicos conseguem ver todas as células e identificar aquelas que estão doentes.

Depois de encontrar as células doentes, os médicos vão escolher qual é a melhor forma de destruí-las e impedir que elas possam movimentar-se dentro de ti, usando para isso “armas” poderosas! A estas armas chamam-se Tratamentos e poderão ser de Quimioterapia, Radioterapia, Imunoterapia e Cirurgia. Deves estar a pensar que esses nomes são muito estranhos, não é? O mais importante é que esses tratamentos vão ajudar-te a lutar contra o cancro.

Quimioterapia

A Quimioterapia é um tratamento que vai usar uma “arma química” para tentar destruir as células doentes e impedir que elas produzam mais células doentes. Imagina que o médico introduz dentro de ti um conjunto de pequenas bombinhas de medicamentos que vão acabar com as células doentes.

Quando as bombinhas são usadas nesta forma de tratamento, pode acontecer que também eliminem, sem querer, algumas células boas do teu corpo, fazendo com que fiques um pouco mais fraco e mal disposto. O teu cabelo também pode cair, mas depois volta a nascer novamente! Se isto acontecer, e te parecer que pode ajudar, pede aos teus pais para irem contigo escolher novos chapéus, lenços ou bonés, que de certeza que te vão ficar muito bem!

Radioterapia

A Radioterapia é outro tipo de tratamento que será aplicado pelos médicos para destruir as células doentes através de radiações, uma espécie de “raio super poderoso” que consegue entrar dentro de ti para acabar com as células doentes que estão numa determinada parte do teu corpo.

As radiações conseguem atingir mais directamente as células doentes, no entanto, por serem muito poderosas, também podem fazer com que fiques cansado, não tenhas muita disposição e possas ter irritações na pele.

Isso não é muito bom, pois não? Mas é importante que faças todos os tratamentos que necessitares para que o teu corpo se sinta melhor.

Imunoterapia

A Imunoterapia é um outro tratamento que os médicos usam para ajudar as tuas células boas a ficarem mais fortes e a reproduzirem-se para aumentar o seu número.

Eles vão introduzir dentro de ti, através de picadinhas na pele, substâncias que irão tornar o teu grupo de células boas mais poderoso. Esse reforço vai ser importante para que possas voltar a ficar bom.

Quando o número de células amigas é maior e elas se tornam mais fortes, a luta contra o grupo de células doentes fica mais intensa e o teu corpo vai sentir os efeitos dessa luta, mas é só por um período de tempo.

Durante esse tratamento, podes ter dores de cabeça, febre, sentires-te cansado e com dor no local onde foi dada a picadela. Mas é só por um bocadinho … as tuas células boas contam com a tua ajuda para acabar com as células doentes!

Cirurgia

Existe ainda a Cirurgia, através da qual os médicos tiram uma parte das células doentes que estão dentro do teu corpo. Se eles virem que essa é a melhor forma de ficares bom, vão ter que fazer uma operação para abrir o teu corpo e retirar aquelas células doentes.

Essa forma de combater o cancro pode provocar algumas dores, mas com a tua ajuda e a de todos os que cuidam de ti, vais conseguir fazê-la desaparecer ou ficar mais pequenina!

Além dos teus pais e dos médicos, também vais encontrar muitos amigos no hospital onde vais ter de ir muitas vezes para realizar os tratamentos, e eles vão ajudar-te a sentires-te melhor durante o tratamento. Não estás sozinho!