Criado robot de plástico que pode vir a ser um aliado na luta contra o cancro

Investigadores da Universidade de Twente, na Holanda, desenvolveram um robot de plástico, intitulado Stormram, que é capaz de fazer biopsias de forma a detetar tumores cancerígenos de uma forma mais eficaz e com menos riscos. 
Produzido a partir de plástico, uma agulha e uma impressora 3D, o Stormram realiza movimentos através de ar comprimido; de acordo com os cientistas, a grande vantagem deste ser feito com plástico é que pode ser usado no interior de um aparelho de ressonância magnética, aumentando a eficácia e a precisão do exame. 
O Stomram é controlado remotamente no exterior do aparelho de ressonância magnética através de tubos de ar, finos o suficiente para se encaixarem no túnel estreito do scanner. 
À ferramenta podem ainda ser adicionadas agulhas especiais, cuja ponta pode ser muito quente (ablação térmica) ou muito fria (crioablação), sendo assim possível destruir células tumorais próximas à ponta da agulha com recurso ao robot, o que permite transformar esta técnica de exame de diagnóstico num novo método de tratamento oncológico. 
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter