COVID-19: vacinação de crianças

Calendário de vacinação

O calendário apresentado pelo Governo e pela Direção-Geral da Saúde para a vacinação de crianças dos 5 aos 11 anos de idade contra a COVID-19 é o seguinte:

  • Dos 8 aos 11 anos (1.ª dose): entre 6 e 9 de janeiro de 2022;
  • Dos 6 aos 7 anos (1.ª dose): dias 15 e 16 de janeiro de 2022;
  • 5 anos (1.ª dose): dias 22 e 23 de janeiro de 2022;
  • Dos 9 aos 11 anos (2.ª dose): entre 5 de fevereiro e 13 de março de 2022.

Atenção!

As crianças com cancro e outras comorbilidades têm prioridade em receber a vacina, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica, bastando dirigir-se aos centros para receberem a vacina contra o SARS-CoV-2.

 


Vacinar crianças contra a COVID-19 é seguro?

Com a aprovação da vacinação contra a COVID-19 de crianças com idades entre os 5 e os 11 anos em Portugal, é natural que os pais tenham dúvidas sobre se devem ou não administrar a vacina aos seus filhos, dado tratar-se de uma vacina recente e, sobretudo, pelos comentários, maioritariamente desapropriados e incorretos, que circulam nas redes sociais em particular e na Internet em geral.

A Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) afirma que “a vacinação dos 5 aos 11 anos foi avaliada e recomendada pela Comissão Técnica de Vacinação Contra a COVID-19 (CTVC) da Direção-Geral da Saúde, tendo sida ouvida a opinião de peritos em diversas áreas relevantes para a tomada de decisão. Na decisão, a DGS teve em conta a segurança e eficácia da vacina e o número e gravidade dos casos neste grupo etário. Igual decisão foi tomada em muitos outros países europeus”.

Leia a posição da SPP sobre o tema aqui.

Consulte o parecer da Comissão Técnica de Vacinação Contra a COVID-19 em crianças de 5 aos 11 anos aqui.

 


Como é recomendada a vacinação nas crianças com doenças associadas consideradas de risco para COVID-19 grave?

Conforme a Comissão Técnica de Vacinação Contra a COVID-19, está recomendada a vacinação prioritária das crianças com 5 a 11 anos com doenças associadas (comorbilidades) consideradas de risco para COVID-19 grave, com a vacina Comirnaty®, na formulação pediátrica (10µcg).

Saiba mais sobre este tema aqui.

 


Esclareça dúvidas sobre a vacina contra a COVID-19

O Serviço Nacional de Saúde criou uma página dedicada a esclarecer as principais dúvidas sobre a vacinação contra a COVID-19.

Poderá consultar a página aqui.

Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Comments are closed.
Newsletter