A pandemia de COVID-19 que teve início em 2020 impôs alterações profundas na sociedade, nas suas instituições e na nossa forma de vida. O aparecimento de novas variantes trouxe novas preocupações e incertezas, no entanto, as vacinas contra a doença dão cada vez mais esperança na capacidade dos países vencerem a pandemia.
Apesar de estar controlada e de a comunidade científica e as autoridades de saúde saberem cada vez mais e compreenderem cada vez melhor o SARS-CoV-2, a pandemia continua a gerar incertezas e receios para a sociedade em geral e sobretudo para quem está enfermo ou esteve recentemente. Se o seu filho tem cancro, ou teve num passado recente, é natural que continue a ter dúvidas e queira estar informado sobre a evolução da pandemia e o seu impacto a vários níveis.
A pensar em si, a Fundação Rui Osório de Castro, utilizando o seu maior veículo de informação, o PIPOP – Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica, juntou toda a informação credível e relevante publicada até agora, numa tentativa de o ajudar, a si e à sua família, a conviver com este vírus da forma mais segura possível.
É muito importante que procure sempre falar com o médico que acompanha o seu filho, para que possa esclarecer todas as suas dúvidas. Relembramos que existe muita desinformação sobre este tema, algo que contribui para aumentar a sensação de ansiedade. Contudo, consultar informação credível e em fontes seguras ajudará a que se sinta mais informado e seguro. Estamos aqui para o ajudar nesse sentido.
Para informações atualizadas sobre a COVID-19, medidas de controlo da pandemia, apoios existentes e recomendações consulte também os seguintes sites:
- Governo – COVID-19 #EstamosOn
- Serviço Nacional de Saúde
- Direção-Geral da Saúde
- Organização Mundial de Saúde
COVID-19: vacinação de crianças
Consulte o calendário de vacinação das crianças com idades entre os 5 e os 11 anos contra a COVID-19 e saiba mais informações sobre a vacina e a sua segurança.
Informações gerais
O que é a COVID-19? Quais são as variantes já identificadas? Quais são os sintomas da variante Ómicron? As crianças com cancro estão em maior risco de ser infetadas? Quais os cuidados que devemos ter? Estas e outras questões são respondidas numa página que o pretende informar e elucidar.
Pandemia: medidas de controlo atualmente em vigor e legislação
Esteja atualizado sobre as medidas atualmente em vigor de controlo da pandemia e sobre a legislação aplicada neste âmbito de interesse para pacientes oncológicos em idade pediátrica.
Como explicar ao meu filho o que é a COVID-19 e lidar com as crianças em caso de confinamento/isolamento?
Se nós próprios enquanto adultos temos alguma dificuldade em entender o impacto desta pandemia, imagine o quão confusa é esta questão para as crianças. A educação é fundamental para que todos juntos, seja qual for a idade, estejamos melhor preparados para enfrentar esta pandemia.
Como frequentar a escola em segurança?
Com a tentativa de regressar à normalidade, a sociedade vê-se obrigada a retomar algumas rotinas, sendo a escola uma das mais importantes. Mas será a escola um sítio seguro para crianças com cancro?
Como manter a família ocupada?
Através de jogos, animações e muita diversão podemos, não só, passar o tempo como, também, aprender. A pensar nisso, diversas organizações, como a Direção Geral de Saúde, a Ordem dos Psicólogos ou o St. Jude Children’s Research Hospital, criaram vários materiais que podem ser úteis para miúdos e graúdos.
Histórias e investigações em tempos de pandemia
Muitas foram as pessoas que viram a sua vida virada do avesso com o aparecimento da COVID-19. Novas regras hospitalares, o isolamento social e o perigo de um vírus do qual ainda pouco se sabe obrigou a que as pessoas, nomeadamente as crianças com cancro, se tivessem que adaptar a uma nova realidade. Conheça o testemunho de algumas delas e também algumas das principais investigações que têm vindo a ser feitas nestes últimos tempos.
Autoria: Fundação Rui Osório de Castro