COVID-19: Um guia completo para pais e crianças

O ano de 2020 fica marcado por uma das maiores pandemias à escala global conhecidas até hoje causada por um vírus cujo nome jamais nos esqueceremos: COVID-19, ou SARS-CoV-2. 

A atual situação em que o mundo vive, com a rápida disseminação do novo coronavírus traz consigo muitas incertezas e bastante medo; é preciso lembrar que esta é uma crise de saúde mundial em rápido desenvolvimento, sem precedentes para a maioria das pessoas.

Se o seu filho tem cancro, ou teve num passado recente, é natural que esteja ainda mais preocupado com toda esta situação.

A pensar em si, a Fundação Rui Osório de Castro, utilizando o seu maior veículo de informação, o PIPOP – Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica, juntou toda a informação credível e relevante publicada até agora, numa tentativa de o ajudar, a si e à sua família, a conviver com este vírus da forma mais segura possível.

É muito importante que procure sempre falar com o médico que acompanha o seu filho, para que possa esclarecer todas as suas dúvidas. Relembramos que existe muita desinformação sobre este tema, algo que só ajuda a aumentar a sensação de ansiedade. 

Para informações atualizadas sobre a COVID-19, apoios existentes e recomendações consulte também:


Informações gerais

Clique para aceder.

 

 

O que é a COVID-19? Como se transmite esta doença que está a assolar o mundo inteiro? As crianças com cancro estão em maior risco de ser infetadas? Quais os cuidados que devemos ter? Estas e outras questões são respondidas numa página que o pretende informar e elucidar.

 

 

 

 


Como posso explicar ao meu filho o que é a COVID-19?

Clique para aceder.

 

Se nós próprios enquanto adultos temos alguma dificuldade em entender o impacto desta pandemia, imagine o quão confusa é esta questão para as crianças. A educação é fundamental para que todos juntos, seja qual for a idade, estejamos melhor preparados para enfrentar esta pandemia.

 

 

 


O meu filho pode ir à escola?

Clique para aceder.

 

Com a tentativa de regressar à normalidade, a sociedade vê-se obrigada a retomar algumas rotinas, sendo a escola uma das mais importantes. Mas será a escola um sítio seguro para crianças com cancro?  

 

 

 

 


Como manter a família ocupada? 

Clique para aceder.

 

Através de jogos, animações e muita diversão podemos, não só, passar o tempo como, também, aprender. A pensar nisso, diversas organizações, como a Direção Geral de Saúde, a Ordem dos Psicólogos ou o St. Jude Children’s Research Hospital, criaram vários materiais que podem ser úteis para miúdos e graúdos. 

 

 


Histórias em tempos de pandemia 

Clique para aceder.

 

Muitas foram as pessoas que viram a sua vida virada do avesso com o aparecimento da COVID-19. Novas regras hospitalares, o isolamento social e o perigo de um vírus do qual ainda pouco se sabe obrigou a que as pessoas, nomeadamente as crianças com cancro. Conheça o testemunho de algumas delas.

 

 


Apoiar quem mais precisa

Clique para aceder.

 

Nunca como agora a palavra “solidariedade” teve tanta importância. Muitas foram, e são, as organizações que tentam facilitar a vida de todos aqueles que, de uma ou de outra forma, foram afetadas pela COVID-19. 

 

 

 

Autoria: Fundação Rui Osório de Castro

 

Comments are closed.
Newsletter