Chamar a atenção para as necessidades de crianças com cancro

Sem dúvida que, com a pandemia da COVID-19, a vida se tornou mais desafiadora para todas as crianças, que têm que lidar com parques infantis fechados, com o distanciamento social e com alguns fatores de stress no meio familiar, derivados do confinamento.

No entanto, para um grupo específico de crianças, as condições criadas por esta pandemia podem ser ainda mais difíceis.

E foi a pensar nisso que o artista Angus Olsen decidiu por mãos à obra e continuar um trabalho que já tem vindo a desenvolver, na página I Draw Childhood Cancer.

Através da sua obra, Angus pretende agora chamar a atenção para o que a COVID-19 significa para crianças com cancro, em comparação com crianças saudáveis.

Parents who have a child with cancer don't have a choice. They have to take their child to hospital for life-saving…

Publicado por Redkite em Segunda-feira, 20 de abril de 2020

Os cartoons atingiram chegaram a quase 250 mil pessoas nas primeiras 48 horas após serem lançados.

Infelizmente, o tema da oncologia pediátrica é algo que já afetou Angus, antigo colaborador da Disney, uma vez que a sua filha Jane foi diagnosticada com um rabdomiossarcoma quando tinha apenas 2 anos de idade.

“Quando a minha filha foi sujeita a tratamentos, não havia escassez de nada. Mas, mesmo assim, sentimos que estávamos a viver um ‘inferno na terra’… não consigo imaginar o que é enfrentar esta doença durante uma pandemia como esta”.

O artista juntou-se à Redkite, uma instituição de caridade australiana que apoia crianças com cancro, para tentar, através de desenhos animados, transmitir aquilo que as crianças e as suas famílias passam durante os tratamentos oncológicos.

Everyone is getting a peek into the world of children living with cancer. These little experts can teach us a lot right now. Thank you for showing us the way.[Artwork by I draw childhood cancer.]

Publicado por Redkite em Segunda-feira, 27 de abril de 2020

O impacto destas ilustrações foi geral, atravessando países e tocando pessoas de todo o mundo.

“Espero que, com estes desenhos, todos sejam capazes de entender a seriedade que a COVID-19 representa para uma criança com cancro”, disse o artista.

Numa das suas ilustrações, Angus compara uma criança saudável, que está triste por estar fechada em casa, incapaz de ver os seus amigos, com uma criança internada num hospital, obrigada a lidar com as várias fases dos seus tratamentos contra o cancro.

Segundo o artista, a parceria com a Redkite surgiu porque a associação o apoiou imenso durante o tempo em que a sua filha foi sujeita a tratamentos.

Farewelling a child through a funeral on a screen is not the same as being there. And in the days, weeks and months…

Publicado por Redkite em Terça-feira, 5 de maio de 2020

A CEO da Redkite, Monique Keighery, disse que esses desenhos “mostram a realidade” de como é viver a doença oncológica durante esta pandemia.

“Atualmente, viver é um desafio para todos nós. Mas a vida, hoje em dia, é ainda mais desafiante e difícil para as famílias que também estão a enfrentar as pressões inimagináveis ​​do cancro infantil. Estas famílias estão sobrecarregadas de preocupações, seja pela saúde dos seus filhos, que estão vulneráveis ​​e imunocomprometidos, seja por terem perdido os seus empregos, seja por terem sido separadas das suas redes de apoio, como avós e amigos”.

As ilustrações de Angus serão lançadas uma vez por semana na página do Facebook da Redkite; Monique Keighery espera que, através destes desenhos, as pessoas possam “fazer uma pausa e refletir sobre como será a vida de uma criança com cancro durante esta pandemia”.

Fonte: The Sector

Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Comments are closed.
Newsletter