Entre os dias 9 e 13 de maio realizou-se, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o Congresso Clínico Internacional Leaping Forward Oncology, no qual foi utilizado um manequim de alta-fidelidade como simulação no treino clínico.
Organizado pelo Hospital da Luz, o congresso contou com centenas de oradores que palestraram sobre temas da área oncológica.
Um dos temas em destaque prendeu-se com a utilização de um manequim de alta-fidelidade, no qual se fez uma intervenção ao vivo, que foi comentada e acompanhada por um especialista em simulação médica.
Em declarações ao jornal Público, Francisca Leite, uma das organizadoras do evento, reiterou a importância da simulação no treino clínico, relembrando que até aqui, esses treinos eram realizados em doentes, algo que, no caso de procedimentos invasivos, aumenta o risco de complicações.
De acordo com Francisca Leite, que faz parte da Direção de Formação, Desenvolvimento e Inovação do Hospital da Luz, com a ajuda de modelos “os médicos aprendem mais depressa e há estudos que já mostram que depois têm melhores resultados”.
No congresso foi também apresentado o simulador NeuroVR, que se destina ao treino na área da neurocirurgia e que que permite aos médicos, através de um visor, acompanhar o que aconteceria caso a cirurgia estivesse a decorrer.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.