A combinação dos medicamentos dabrafenib com trametinib, um tratamento direcionado e inovador, tem-se revelado eficaz no tratamento de alguns tipos de cancro cerebral infantil denominados gliomas.
Os gliomas são o tipo mais comum de cancro cerebral em crianças. O tratamento padrão atual de quimioterapia pode ser muito agressivo e está associado a efeitos colaterais adversos.
Este tratamento medicamento demonstrou causar menos efeitos secundários, melhorou a taxa de resposta das crianças ao tratamento e o seu tempo de sobrevivência sem agravamento da doença.
Verificou-se que o dabrafenib com trametinib interrompe o crescimento de tumores mais de três vezes em comparação com a quimioterapia padrão em crianças com gliomas de baixo grau que têm uma mutação genética específica, ao mesmo tempo que evita muitos dos graves efeitos secundários da quimioterapia.
O tratamento combinado, que pode ser administrado em casa em vez do hospital, atua visando as proteínas produzidas pelo gene BRAF alterado, responsável pelo crescimento incontrolável do tumor.
Os ensaios clínicos demonstraram que, além de ter menos efeitos secundários do que a quimioterapia, o tratamento travou o crescimento de gliomas de baixo grau durante cerca de dois anos (24,9 meses) em média – mais de três vezes mais tempo que a quimioterapia padrão (7,2 meses). Em alguns casos, os tumores desapareceram, embora seja necessário um acompanhamento dos pacientes a longo prazo.
O dabrafenib é administrado na forma de comprimidos solúveis, tomados duas vezes ao dia, e o trametinib é uma solução oral tomada uma vez ao dia. Os medicamentos atuam juntos bloqueando o sinal de crescimento da proteína BRAF mutante e podem retardar ou até mesmo impedir o crescimento do tumor.
Fonte: The Guardian