Cientistas espanhóis testaram em cobaias de laboratório a utilização combinada de dois medicamentos, um derivado da rapamicina (RAD001) e um composto denominado por BEZ235, que inibem a ação da proteína mTOR, envolvida no desenvolvimento e crescimento de tumores hepáticos.
Os resultados mostraram que a combinação dos dois fármacos travou o crescimento do cancro e destruiu eficazmente as células tumorais nos animais. Numa próxima fase, a intenção dos cientistas é a de testar os efeitos desta terapia nos seres humanos.
Num artigo publicado na revista científica Science Translational Medicine, os autores do estudo recordam que os dados são conclusivos no que diz respeito à eficácia na regressão do hepatocarcinoma e sublinham que “o facto de a rapamicina e os seus derivados já estarem aprovados para o tratamento de outras patologias sugere que a sua combinação com o BEZ 235 poderia ser uma estratégia rápida para provar a eficácia deste medicamento e acelerar a sua aprovação para uso clínico”.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.