Combinação de fármacos pode travar progressão de cancro agressivo

O glioma difuso da linha média (DMG) é um glioma pediátrico de alto grau altamente agressivo e fatal que afeta principalmente regiões críticas do sistema nervoso central, como a ponte, o tálamo e a medula espinal. Devido aos elevados riscos cirúrgicos e ao prognóstico associado ao DMG, as opções de tratamento para os doentes são extremamente limitadas. Além disso, os tratamentos convencionais, incluindo a cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia, têm demonstrado uma eficácia limitada, não existindo atualmente estratégias terapêuticas eficazes.

Uma das principais caraterísticas patológicas da DMG é uma mutação que perturba a regulação epigenómica das células e conduz a uma rápida progressão do cancro. Estudos demonstraram que as terapias epigenéticas podem reprogramar as modificações das histonas nas células tumorais DMG, suprimindo assim a expressão de genes associados à progressão do tumor. No entanto, a escassez de amostras de DMG e a complexidade da cultura de células tumorais têm impedido o progresso tanto na investigação como no tratamento.

Em resposta, os investigadores Dr. Guihuai Wang, do Departamento de Neurocirurgia do Hospital Tsinghua Changgung de Pequim, e Zhe Hu, do Departamento de Oncologia Ginecológica, Hospital de Tongji, desenvolveram a HiTIP-seq, uma tecnologia de sequenciação por imunoprecipitação marcada in situ de alto rendimento baseada em microarray, que permite obter, em grande escala, informações de alta qualidade sobre as modificações epigenómicas a partir de amostras limitadas de células, proporcionando novas estratégias de estudo. A investigação foi publicada na revista hLife.

A combinação dos fármacos epigenéticos Panobinostat e Tazemetostat pode reprogramar as modificações das histonas nas células tumorais, suprimindo assim a expressão de genes associados à progressão do cancro. Utilizando o HiTIP-seq, os investigadores efetuaram uma análise aprofundada das modificações epigenéticas em culturas de células 3D derivadas de doentes com DMG, revelando que estes fármacos inibem eficazmente o crescimento das células tumorais através do aumento da acetilação da H3K27 (H3K27ac) e da diminuição da trimetilação da H3K27 (H3K27me3).

Esta inovação abre caminho a novas estratégias de investigação e terapêuticas dirigidas ao glioma difuso da linha média, oferecendo uma nova esperança aos doentes.

Fonte: hLife

Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Comments are closed.
Newsletter