No dia 8 de novembro, entre as 9h00 e as 13h00, decorre, no posto fixo da Adasca, no Mercado Municipal de Santiago, em Aveiro, uma sessão de colheita de sangue e de medula óssea.
Os indivíduos que pretenderem dar sangue terão de ter idade compreendida entre os 18 e os 65 anos (ou até 60 anos, se for uma primeira dádiva), ter hábitos de vida saudáveis, peso no mínimo, 50 kg. Os dadores de medula óssea terão de ter idade compreendida entre 18 e 45 anos e pesar, no mínimo, 50 kg.
Os interessados em contribuir terão apenas de se fazer acompanhar de um documento de identificação para realizarem a sua inscrição junto do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST). Ao contrário do que se ouve dizer muitas vezes, não se deve doar sangue em jejum, convém sim, tomar um pequeno-almoço normal, e não consumir bebidas alcoólicas.
Face ao previsível aumento de dificuldades nesta época do ano em que tradicionalmente “o volume de dádivas se ressente”, porque as pessoas estão de férias, o IPST faz um apelo especial aos dadores habituais que não dão sangue há mais de seis meses para que o façam agora, principalmente os do grupo O, negativo e positivo, e grupo A, negativo e positivo.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.