Uma descoberta feita por cientistas do Trinity College Dublin, na Irlanda, sobre um potencial tratamento para um dos cancros infantis mais comuns será testada em ensaios clínicos no próximo ano.
A equipa de cientistas, liderada por Gerard Brien, confirmou que a sua descoberta de um “calcanhar de Aquiles” em tumores sinoviais será agora usada em ensaios clínicos para um potencial tratamento pela empresa farmacêutica C4 Therapeutics, sediada em Boston, nos Estados Unidos.
A descoberta original foi feita há 2 anos em sarcomas sinoviais, uma forma de cancro dos tecidos moles comummente diagnosticada em crianças.
Os investigadores usaram a ferramenta de edição de genes CRISPR para descobrir que o gene BRD9 é essencial para o crescimento do tumor do sarcoma sinovial.
Com esse conhecimento, a equipa desenvolveu candidatos a fármacos que poderiam induzir as células cancerígenas a “desligar o gene e bloquear o crescimento de tumores de sarcoma sinovial em testes pré-clínicos”.
Aproximadamente 60% dos pacientes diagnosticados com sarcoma sinovial acabam por falecer.
“É incrivelmente motivador ver o nosso trabalho dar frutos tão rapidamente; na maioria das vezes são precisos anos para que as descobertas de pesquisas laboratoriais tenham qualquer impacto tangível nos pacientes”.
De acordo com o líder da investigação, este é um “momento empolgante para todos nós”.
Gerard Brien disse que os recentes avanços tecnológicos estão a transformar a capacidade dos cientistas de entender a doença oncológica.
“Estamos muito entusiasmados com o que descobrimos até agora. Fizemos algumas descobertas importantes e temos várias novas abordagens em teste. Vamos conseguir mudar a forma como é feito o tratamento do cancro”.
Fonte: Silicon Republic