Cientistas portugueses criam dispositivo para deteção precoce de metástases

No âmbito do projeto RUBYnanomed, cientistas portugueses desenvolveram um dispositivo descartável que permite detetar precocemente metástases em doentes com cancro.
O projeto está a ser desenvolvido por investigadoras de Braga e possibilita o isolamento e a análise automática das células tumorais circundantes.
Estas células têm a capacidade de se libertarem do tumor inicial, entrando, por exemplo, na corrente sanguínea, e fixando-se noutro local.
Tendo em conta que a doença metastática é, segundo os especialistas, “diretamente responsável pela maior parte da mortalidade relacionada com cancro em todo o mundo”, este dispositivo pode ajudar num diagnóstico mais preciso e a um tratamento personalizado.
 
Este dispositivo pode também contribuir com um melhor equilíbrio entre o custo, a eficiência e a sustentabilidade do sistema de saúde.
O projeto é apoiado pelo RESOLVE, um programa do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S).
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter