Cientistas nos EUA avaliam efeitos de múltiplos sintomas em crianças com cancro

Um novo estudo do Hospital Pediátrico de Houston e dos Hospitais e Clínicas Pediátricas do Minnesota, nos Estados Unidos, pretende avaliar dados secundários de pesquisas anteriores para concluir sobre os efeitos de sintomas simultâneos em doentes com cancro pediátrico.

As crianças, tal como os adultos, quando são afectadas pelo cancro, experienciam múltiplos sintomas, mas a maioria das pesquisas centra-se apenas nos sintomas isolados. Para perceber qual o efeito conjunto de todos os sintomas durante o tratamento contra o cancro em crianças, os investigadores norte-americanos pretendem fazer uma revisão de estudos sobre grupos e os níveis plasmáticos de carnitina em 67 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 18 anos, antes e depois de receberem diferentes tipos de tratamentos.

Os cientistas salientam que aumentar o conhecimento das experiências com base em sintomas complexos de doentes pediátricos oncológicos fornece a base científica para novos rumos no alívio dos sintomas. Numa primeira fase, foram rastreados sinais de fadiga, náuseas, vómitos, depressão e bem-estar geral, que foram classificados por categorias, entre leve, moderada ou grave.

A pesquisa visa aumentar o conhecimento dos clínicos sobre os sintomas conjuntos, mediante padrões de interacção e sinergia entre os vários efeitos.

Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter