Cientistas mais perto de desenvolver células-tronco hematopoiéticas

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, identificaram um gene e uma nova via de sinalização fundamentais para promover a criação das primeiras células-tronco hematopoiéticas – HSCs (que dão origem a diversos tipos de células sanguíneas), que actuam no desenvolvimento de embriões de vertebrados. A descoberta pode ajudar a criar novas terapias contra doenças como a leucemia e problemas sanguíneos congénitos.
As células-tronco hematopoiéticas são células multipotentes que dão origem a todos os tipos de células do sangue, incluindo os glóbulos vermelhos e células imunológicas. 
Garantir uma forma de promover a “auto-renovação de HSCs em pacientes para tratamentos” é o principal objectivo deste estudo realizado por investigadores norte-americanos que defendem, em primeiro lugar, a necessidade de compreender “os mecanismos envolvidos na criação de HSCs durante o desenvolvimento embrionário.”
Numa das primeiras pesquisas realizadas com esse objectivo, publicada recentemente na revista Nature, os pesquisadores avaliaram um grupo de 19 genes conhecidos por Wnts, reconhecidos como intervenientes importantes noutros aspectos da embriogénese (processo de formação do embrião).
Depois de analisadas todas as estruturas genéticas em causa, os cientistas centraram posteriormente a sua atenção num único gene, o Wnt16, que se encontra perto de precursores HSC, nos sómitos de embriões vertebrados (estruturas epiteliais que se formam no início do desenvolvimento embrionário e que dão origem à maioria dos músculos do corpo adulto e esqueleto).
Entre as descobertas mais importantes, foi possível apurar que o Wnt16 controla parte da rede de regulação genética necessária para a especificação de HSC, garantindo a existência de moléculas de adesão ou ligantes necessários para estabelecer a produção de células sanguíneas.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter