Cientistas espanhóis criam vírus que combate células cancerígenas

Uma equipa de investigadores catalães criou um vírus que consegue levar o sistema imunitário de doentes com cancro a combater as células tumorais, anunciaram os cientistas numa nota de imprensa. 
“Trabalhamos com adenovírus oncolíticos, vírus modificados para atacarem exclusivamente células cancerígenas sem atacar o tecido normal, como forma de terapia dirigida”, explicou o primeiro autor do estudo, Carlos Fajardo.
Num artigo publicado na revista Cancer Research, o grupo do Instituto de Investigação Biomédica de Bellvitge, na Catalunha, afirma ter conseguido contaminar células cancerosas com o vírus, levando-as a produzir um anticorpo que combate uma proteína presente em muitos tipos de cancro.
Os adenovírus provocam constipações, conjuntivite ou gastroenterite, mas, quando são alterados, conseguem ser uma arma específica contra o cancro.
Os investigadores querem agora atrair o investimento de empresas que trabalham a desenvolver anticorpos para colaborar na criação de vírus, em laboratório, para combater doenças oncológicas. 
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter