Cientistas desenvolvem novo método para prever e travar doenças oncológicas

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos está a desenvolver uma metodologia para explicar como as doenças oncológicas causadas por mais de uma mutação genética podem ser mais facilmente identificadas. O método poderá ser uma ferramenta fundamental para prevenir e travar os vários tipos de cancro.

Durante a investigação, os cientistas analisaram as chamadas paisagens energéticas das vias de transformação celular associadas a vários tipos de cancro e verificaram que a limitação do número de vias mais suscetíveis de desencadear o cancro poderia ajudar a travar o processo de desenvolvimento do mesmo.

O cálculo das energias que ditam as interações nos sistemas biomoleculares pode prever o seu comportamento, referiram os autores do estudo, publicado na revista Biophysical Journal. Este princípio foi aplicado às vias associadas ao desenvolvimento do cancro que operam nas células, mas que, por vezes, transportam mutações que não são detetadas pelo sistema imunitário.

Quando duas ou mais destas mutações são fixadas numa célula, estas são transportadas à medida que as células se dividem e os tumores crescem, explicou Anatoly Kolomeisky, líder do estudo, acrescentando que as probabilidades favorecem as vias mais dominantes, ou seja, aquelas que transportam mutações e gastam menos energia.

Compreender como essas células se tornam cancerígenas pode ajudar a desenvolver métodos de medicina personalizada e pode ser instrumental para a prevenção do cancro, destacaram os investigadores.

Fonte: Universidade Rice

Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Comments are closed.
Newsletter