A investigação, realizada por especialistas dos Estados Unidos, Japão e Alemanha, aplicou o produto em cobaias animais e acredita ter descoberto uma maneira totalmente nova de tratar o crescimento tumoral em crianças.
Uma das principais formas de tratar tumores em adultos é aplicar produtos químicos que servem para reduzir ativamente o tamanho do tumor, mas esta abordagem não funcionou muito bem com as crianças.
Para contornar esse problema, os investigadores estudaram um produto químico que demonstrou ter a capacidade de parar o crescimento tumoral, impedindo as células tumorais de reparar o ADN.
A equipa começou por verificar que pesquisas anteriores mostraram que muitos tipos de tumores de infância dependem de uma via de ADN para sobreviver; esse facto, levou os investigadores a procurar um produto químico que perturbe a via, evitando que a célula conserte o seu próprio ADN.
Segundo os especialistas, estes tumores parecem depender desta via para que esta os “ajude” a superar problemas com o manuseio de quantidades excessivas de uma enzima chamada PGBD5, produzida pelos tumores.
Depois de descobrir que a aplicação do químico AZD6738 às células tumorais impediu-os de crescer, a equipa começou a testar o químico em ratos com células tumorais; este processo causou a paragem do crescimento de dois tipos de tumor, mas não funcionou contra outros dois.
Desta forma, e embora os resultados sejam promissores, os investigadores reconhecem que o facto de o químico parar o crescimento, mas não diminuir ou eliminar os tumores, pode ser uma eventual fraqueza no estudo.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.