O médico Adam Gromley, professor de biologia molecular e celular na Universidade Lincoln Memorial, nos Estados Unidos, recebeu uma bolsa de 15 mil dólares (cerca de 13,4 mil euros) que lhe permitirá continuar a desenvolver estudos na área da oncologia pediátrica.
A bolsa foi concedida pela The Butterfly Fund of East Tennessee Foundation, uma instituição de caridade que apoia a pesquisa do cancro infantil, e será utilizada para identificar o papel que o centrossoma, um componente celular, desempenha no desenvolvimento do rabdomiossarcoma, um tipo de cancro infantil raro.
O interesse de Adam Gromley por esta área da oncologia surgiu quando este estudava na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, enquanto este fazia pesquisas acerca da biologia celular.
Ao desenvolver estudos de pós-doutoramento no Hospital de Pesquisa Pediátrico St. Jude, também nos Estados Unidos, o cientista teve contacto em primeira mão com casos de cancro pediátrico, o que o levou a decidir que faria tudo o que estivesse ao seu alcance para contribuir para uma maior compreensão sobre a forma como estes cancros surgem.
A pesquisa procurará identificar formas específicas pelas quais os centrossomas defeituosos levam ao desenvolvimento do cancro, através da manipulação de componentes proteicos do centrossoma.
Ao descobrir o processo pelo qual os tumores se formam, o investigador espera ajudar na descoberta de novas terapêuticas que combatam eficazmente a doença.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.