O investigador português Nuno Ribeiro está a desenvolver uma aplicação (app) para smartphones que pretende sensibilizar os usuários a adotarem hábitos de vida saudável, a fim de reduzirem o risco de cancro.
O cientista está a desenvolver o seu projeto na Unidade de Prevenção de Cancro do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) e explicou à Lusa que esta aplicação tem como finalidade enviar “mensagens personalizadas adaptadas ao perfil e contexto da pessoa e que vão tentando induzir comportamentos mais adequados, em detrimento dos comportamentos que se reportam à aplicação e que não são tão bons”.
O projeto “HAPPY – Health Awareness and Prevention Personalized for You” foi dado a conhecer no 2.º Congresso de Comunicação de Ciência e é baseado no modelo de Mudança Comportamental de Fogg, psicólogo que estuda o modo como a tecnologia pode ser usada para mudar o comportamento humano na nova ciência chamada Captologia.
A aplicação, que será gratuita, poderá estar finalizada no prazo de um ano. Outro dos objetivos, garante o investigador, passará por criar uma parceria com o Ministério da Saúde, ou alguma instituição, a fim de reunir financiamento “para completar e complementar este projeto”.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.