O Exploratório de Coimbra vai levar a ciência às unidades de saúde de Coimbra, com vários módulos interativos dedicados às crianças.
A ação vai arrancar nas salas de espera do Centro Cirúrgico de Coimbra (CCC). Paulo Trincão, diretor do Exploratório, sublinha que a iniciativa tem como objetivo ajudar a reduzir a ansiedade da criança em ambiente hospitalar.
Quando uma criança “vai a um consultório médico, mesmo que seja numa consulta de rotina, há sempre algum stress inerente ao processo”, por isso os módulos de ciência pretendem tornar a passagem da criança pela unidade de saúde “mais agradável”.
Da ilusão ótica à mecânica ou à energia cinética de compreensão imediata, são várias as experiências apresentadas às crianças, que lhes permitem mexer e experimentar enquanto esperam por uma consulta.
A confirmar-se os benefícios deste projeto, o mesmo será alargado a outras unidades de saúde, estando em perspetiva uma colaboração com o Hospital Pediátrico de Coimbra e com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM).
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.