Cerca de 60% dos casos de cancro podem ser curados

A cura para as doenças oncológicas é possível em cerca de 60% dos casos, sobretudo nos países onde há todas as condições para tratar a doença, afirma Ademar Lopes, especialista em cirurgia oncológica num dos maiores centros oncológicos do mundo, o Centro de Cancro A.C. Camargo, em São Paulo, no Brasil.
O especialista refere que as perspetivas nesta área são otimistas, já que a evolução clínica do tratamento oncológico avançou muito nas últimas décadas.
“Estamos a andar a passos largos. A mortalidade provocada pelo cancro tem vindo a cair, por estadiamento, por localização e idade, mas a velocidade da cura não é a que a sociedade deseja. É importante lembrar que, historicamente, começámos há muito pouco tempo a trabalhar para a cura do cancro”, explicou Ademar Lopes.
O especialista destacou o caso do cancro da mama, cujos tratamentos têm avançado de forma significativa e permitido salvar muitas vidas. 
A taxa de cura da doença é, no entanto, mais reduzida em casos de tumores cancerígenos mais agressivos, mas, por outro lado, já se consegue curar, por exemplo, 80% dos casos de cancro pediátrico, sendo que, na década de 80, se curava apenas entre 20 e 25% dos doentes, sublinhou também o médico. 
O oncologista salienta ainda que, em 70% dos casos de cancro diagnosticados, há boas perspetivas no início do tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter