Os três hospitais da Península de Setúbal – Hospital Garcia de Orta (HGO), Centro Hospitalar de Setúbal e Centro Hospitalar Barreiro-Montijo – assinaram recentemente um protocolo de cooperação para a criação de um Centro de Tumores Cerebrais.
O acordo, além de impulsionar o Centro de Tumores Cerebrais – que nasce com o propósito de melhorar a qualidade e a eficiência do tratamento dos doentes com neoplasias do sistema nervoso central -, formalizou também a doação de um equipamento de última geração, atribuido pela Fundação EDP, que promete assumir-se como “tratamento de excelência da patologia oncológica do sistema nervoso central”.
O equipamento será usado em cirurgias e contempla um novo sistema de imagem e de neuro navegação (Sistema de Imagem O-Arm). Este sistema pretende não só melhorar a precisão sobre a localização dos tumores, como, através da imagiologia cirúrgica multidimensional, permitirá um rigor acrescido na identificação e remoção de tumores cerebrais e em cirurgias da coluna.
O Sistema de Imagem O-Arm foi doado no âmbito de um projeto da Fundação EDP que tem como premissa atribuir equipamentos hospitalares e promover ações de humanização nas áreas oncológicas.
Esta ação junto do HGO contou, além da Fundação EDP, com o apoio da Fundação Claude e Sofia Marion, e da empresa Manuel Rui Azinhais Nabeiro Lda, no âmbito do Protocolo de Parceria que estabelecem com o HGO e com a Liga de Amigos do HGO.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.