Centro Champalimaud recebe primeiros doentes em Junho

O Centro Champalimaud dará os primeiros passos no tratamento de doentes a partir do próximo mês de Junho, garantiu a presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza. Os primeiros serviços clínicos prestados destinam-se a doentes com cancro de mama, mas o espaço criará sucessivamente margem para actuar nas diversas áreas de tratamento do cancro.
Em declarações aos jornalistas, Leonor Beleza referiu que cerca de 60 investigadores nacionais e estrangeiros, na área das neurociências, já avançaram com os seus trabalhos de investigação, num empenho louvável que pretende destacar-se com os melhores serviços nesta área. 
São também já conhecidos os nomes de três directores do Centro de Investigação Champalimaud, que vão liderar os serviços de Investigação Champalimaud, investigação clínica e o hospital de dia. 
O norte-americano Zvi Fuks ficará responsável pelo Centro de Investigação Champalimaud. Este rádio-oncologista já passou porque instituições de renome mundial, a Universidade de Stanford e Instituto Sloan-Kettering para a Investigação do Cancro, nos Estados Unidos, tendo dedicado parte da sua vasta carreira à investigação biológica dos linfomas e do cancro dos ovários e aos tratamentos de radiações.
O italiano Carlo Greco foi o nome escolhido para liderar a investigação clínica do cancro. Este especialista em radioterapia formou-se em biologia no King’s College, no Reino Unido, e foi bolseiro no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center. O português António Parreira, antigo responsável pelo Serviço de Hematologia do Instituto Português de Oncologia, será o director clínico do hospital de dia do centro.  
Leonor Beleza garante que a fundação tem recebido muitas solicitações de doentes que manifestam interesse em integrar os ensaios clínicos no centro, ao abrigo de um protocolo assinado recentemente com o Ministério da Saúde que possibilitará o tratamento de doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no Centro Champalimaud.
O acordo define ainda um trabalho conjunto entre as instituições do SNS e o centro no que toca à promoção de investigações e tratamentos na área oncológica.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter