Cientistas da Universidade de Guelph, no Canadá, descobriram que a cebola roxa possui compostos altamente potentes no combate ao cancro.
Os investigadores avaliaram cinco variedades de cebolas e descobriram que a variedade Anel de Rubi (Ruby Ring) é a que mais possui compostos anticancerígenos devido aos seus elevados níveis de quercetina e antocianina.
A ação da quercetina extraída de cinco diferentes espécies de cebola foi testada contra células do cancro do cólon. “Nós descobrimos que as cebolas são excelentes a matar células cancerígenas”, disse o pesquisador Abdulmonem Murayyan, acrescentando que “as cebolas ativam vias que induzem as células do cancro a sofrer morte celular [apoptose]”.
“Elas criam um ambiente desfavorável para as células cancerígenas e perturbam a comunicação entre estas, o que inibe o seu crescimento”, sublinhou.
Foi possível observar ainda que a cebola roxa não só possui elevados níveis de quercetina, mas também grandes quantidades de antocianina, que enriquece as propriedades “purificadoras” das próprias moléculas de quercetina.
Os cientistas querem agora testar o potencial da quercetina no combate ao cancro em testes com humanos.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.