A Casa Ronald McDonald, situada no Largo Conde Pombeiro, em Lisboa, foi distinguida com a “Menção Honrosa do Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura”, atribuída pela Câmara Municipal de Lisboa. Inaugurada no dia três de junho de 2008, é um projeto da autoria da arquiteta Maria Manuel Alvarez, do gabinete Serralvarez Arquitetos.
A Casa Ronald McDonald é uma “casa longe de casa” que acolhe, gratuitamente, as famílias das crianças que se encontram em tratamento hospitalar. Situada junto ao Hospital D. Estefânia, o principal hospital pediátrico português, a Casa Ronald McDonald é a primeira do género em Portugal, oferecendo apoio e estadia aos familiares das crianças que se deslocam da sua residência habitual para receber tratamento em hospitais do Centro Hospitalar Lisboa Central.
O Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura, atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa, é um dos mais prestigiados ao nível da arquitetura em Portugal e destina-se a premiar edificações novas, conjuntos e espaços verdes de utilização coletiva cuja conceção e qualidade arquitetónica sejam relevantes, assim como obras de recuperação e reabilitação cujo projeto mereça destaque pelo respeito do património edificado.
A primeira Casa Ronald McDonald em Portugal, criada pela Fundação Infantil Ronald McDonald, foi inaugurada em 2008, e até agora já acolheu cerca de 540 famílias, provenientes de quase todos os distritos de Portugal, incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores.
A Casa Ronald McDonald de Lisboa situa-se no Largo Conde Pombeiro, junto ao Hospital D. Estefânia. A segunda Casa Ronald McDonald em Portugal irá situar-se nos terrenos do polo do Porto do Centro Hospitalar de S. João e irá acolher as famílias e as crianças em tratamento neste Centro Hospitalar.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.