Os sinais da doença oncológica pediátrica são, por vezes, difíceis de reconhecer, mas o tratamento precoce é crucial para vencer a doença.
Se ter que lidar com uma pandemia global já é mau o suficiente, a verdade é que os pais também precisam de se preocupar com a possibilidade dos seus filhos adoecerem com outras doenças e condições não relacionadas à COVID-19.
Entre as muitas preocupações relacionadas à saúde que os pais têm, uma delas é o cancro infantil.
Infelizmente, o cancro em crianças muitas vezes não é diagnosticado ou é esquecido porque as pessoas não apenas temem levar os seus filhos ao médico, como também não estão cientes dos primeiros sinais de alerta.
Para a Rainbows and Smiles Foundation, uma organização sem fins lucrativos, uma grande preocupação é que os primeiros sinais de alerta do cancro infantil não são reconhecidos, o que pode resultar no início do tratamento tardio demais para muitas crianças.
“As estatísticas são assustadoras. Em alguns países, nomeadamente nos menos desenvolvidos, os especialistas estimam que cerca de dois terços dos casos de cancro infantil não são diagnosticados. Para melhorar as taxas de sobrevivência, precisamos que cada vez mais crianças sejam diagnosticadas de forma precoce”, disse Bonita Suckling, membro fundador da Rainbow and Smiles Foundation.
Para Bonita, nesses países, neste momento os desafios são agravados pela pandemia COVID-19: para além das pressões nos sistemas de saúde, uma outra grande preocupação desta fundação é o facto de as famílias estarem agora relutantes em levarem os seus filhos ao médico por causa do risco do coronavírus.
“Um atraso no diagnóstico pode resultar num cancro em estágio mais avançado, mais difícil de tratar. É por isso que estamos a trabalhar no sentido de criar uma maior consciencialização. Queremos quebrar barreiras e conter o estigma que pode emergir rapidamente durante um tempo de crise.”
De acordo com a Rainbow and Smiles Foundation, se as crianças apresentarem algum dos seguintes sintomas, os pais não devem hesitar e levá-los ao médico o mais rapidamente possível:
- Perda de peso continuada e inexplicável
- Dores de cabeça, geralmente acompanhadas de vómitos matinais
- Inchaço ou dor persistente nos ossos, articulações, costas ou pernas
- Aparecimento de protuberâncias ou massas, especialmente no abdómen, pescoço, tórax, pelve ou axilas
- Desenvolvimento de hematomas, hemorragias ou erupções cutâneas
- Infeções constantes
Fonte: Northglen News