Cancro hepático pediátrico: perfis moleculares ajudam a identificar subtipo

Cientistas da Universidade Baylor, nos Estados Unidos, descobriram um subtipo de cancro hepático pediátrico resistente a tratamentos através da criação de perfis moleculares. A investigação foi publicada no Journal of Hepatology.

Os cancros hepáticos pediátricos costumavam ser classificados como hepatoblastomas (HB) ou carcinomas hepatocelulares (CHC), contudo, tem sido verificado que alguns tumores hepáticos têm características histológicas que não se encaixam em nenhum destes dois tipos de carcinoma.

Durante o estudo, foram analisados os perfis moleculares destes tipos de tumores, tendo sido observado que estes apresentam características moleculares recorrentes observadas tanto no HB como no CHC. Contudo, este tipo de tumores tende a ser mais resistentes à quimioterapia e a ter maus resultados quando não são tratados com abordagens cirúrgicas mais agressivas.

Os autores da investigação sugerem a criação de um algoritmo de diagnóstico para estratificar os HB com características de carcinoma hepatocelular e ajudar na orientação do tratamento especializado.

Fonte: Science Daily

Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Comments are closed.
Newsletter