Natasha von Muhlen, que trabalhou anos como consultora na área da responsabilidade social de grandes empresas, criou há cinco anos o seu próprio projeto, o cabeleireiro Pikikos, localizado em Campo de Ourique, em Lisboa, que também recolhe cabelo doado para produzir perucas a partir de cabelo verdadeiro para crianças, jovens e adultos que sofrem com doença oncológica.
Este é um cabeleireiro para crianças que também atende adultos, e que é, ao mesmo tempo, café e loja, com preocupações sociais. Quem aqui corta o cabelo pode doá-lo para produzir as perucas. Neste momento, as madeixas de cabelo doadas são enviadas para uma organização em Inglaterra que faz perucas de cabelo verdadeiro para doar a crianças e jovens com cancro – a Little Princess Trust.
“Temos muitas pessoas que fazem doação de cabelo, algumas vêm cá de propósito para isso”, disse Natasha von Muhlen, que tem origem holandesa e portuguesa, em declarações ao portal A Mensagem.
Atualmente, tendo em conta que em Portugal não há para onde enviar as doações, todo o cabelo que recolhe é doado à organização britânica Little Princess Trust, mas Natasha von Muhlen quer criar um projeto que possibilite produzir as perucas também por cá.
“Temos muitas pessoas que fazem doação de cabelo, algumas vêm cá de propósito por isso e eu agora estou a estudar uma forma de fazer cá o que a Little Princess Trust faz em Inglaterra, mas para crianças e adultos. Só preciso é de tempo e de parceiros. A minha ideia é a Pikikos passar a receber cabelo de Portugal inteiro e ter uma estrutura montada para fazer as perucas, que serão doadas a crianças, jovens e adultos que perderam o cabelo”, explicou.
O cabeleireiro Pikikos funciona na Rua 4 de Infantaria, 53 C, em Campo de Ourique. Pode também contribuir para esta causa ao doar cabelo para a produção de perucas para crianças e jovens com doença oncológica. Toda a ajuda faz a diferença.
Fonte: A Mensagem / Fotografia: Instagram Pikikos