Cientistas brasileiros estão a testar uma nova técnica de tratamento com células-tronco com vista ao desenvolvimento de tratamentos contra o osteossarcoma, um tipo de cancro que afeta os ossos, sobretudo em idade pediátrica.
Os investigadores do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), no Brasil, estão a avaliar a aplicação de um novo tipo de terapia em crianças e jovens, na faixa etária dos 10 aos 20 anos, diagnosticados com cancro ósseo.
A pesquisa prevê o isolamento e expansão de células-tronco tumorais in vitro no momento do diagnóstico e após o tratamento com quimioterapia, tendo por objetivo fazer a contagem e comparação do número de células nestas duas fases, a fim de concluir sobre a agressividade do tumor e o seu grau de resistência aos tratamentos.
Se se confirmarem os bons resultados esperados através desta análise, os investigadores esperam que o método possa contribuir para reduzir a necessidade de amputações em crianças diagnosticadas com este tipo de cancro.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.