Braga já dispõe de Serviço de Psico-Oncologia

A cidade de Braga já tem ao dispor dos seus habitantes um Serviço de Psico-Oncologia, que está a funcionar no edifício da Junta de Freguesia da Sé daquele município.
O serviço inaugurado esta semana é gratuito e nasceu de uma vontade e empenho do polo de Braga do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), na sequência do projeto “Um dia pela vida em Braga”, que decorreu naquela cidade de janeiro a julho de 2012.
Numa primeira fase, o serviço será assegurado diariamente por uma psicóloga a tempo inteiro, que faz parte de um protocolo estabelecido com a Escola de Psicologia da Universidade do Minho, disponibilizando apoio psicológico a doentes oncológicos e suas famílias no concelho de Braga. A marcação de consultas pode ser realizada através do contacto 969 058 590 ou do e-mail psicooncologiabraga@gmail.com.
Fátima Soeiro, responsável pelo polo bracarense da LPCC, sublinha que o serviço está aberto a novas parcerias com psicólogos que estejam disponíveis para colaborar de forma voluntária neste projeto, que resulta de um protocolo entre a LPCC, o Município de Braga, a Escola de Psicologia da Universidade do Minho e a Junta de Freguesia da Sé.
Durante a assinatura do protocolo, Fátima Soeiro lançou um apelo à população bracarense para que ajude o Núcleo a equipar o serviço com mobiliário e equipamento informático. 
O serviço conta ainda com o apoio logístico da Câmara Municipal de Braga e a Junta da Sé cede as instalações a título gratuito durante um ano. Sobre a parceria com o Hospital de Braga, por razões alheias à LPCC, Fátima Soeiro lamentou não ter sido possível “ter alguém em representação da Saúde na assinatura destes protocolos, apesar dos esforços feitos nesse sentido”.
Num futuro próximo, Fátima Soeiro espera que o Hospital referencie ao serviço as situações delicadas que passam diariamente pelas mãos dos seus profissionais de saúde.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter