Pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, indicam que os batons e os brilhos para os lábios possuem, na sua composição, metais tóxicos que podem prejudicar a saúde e até promover o desenvolvimento de tumores cancerígenos.
A equipa testou 32 batons diferentes e brilhos labiais comummente encontrados em farmácias, perfumarias e hipermercados. As análises detetaram chumbo, cádmio, cromo, alumínio e outros cinco metais, alguns dos quais foram identificados em níveis que poderiam aumentar o potencial para gerar problemas de saúde.
“Alguns dos metais tóxicos estão presentes em níveis que podem ter um efeito a longo prazo” sobre a saúde, provocando problemas ao nível do sistema nervoso central e potenciando o desenvolvimento de cancro, indicam os pesquisadores.
Num artigo publicado online na revista Environmental Health Perspectives, os cientistas explicam que o batom e o brilho labial são de especial preocupação, porque são ingeridos ou absorvidos, pouco a pouco.
Os autores do trabalho sublinham que uma dose diária aceitável dos produtos resultaria na excessiva exposição ao cromo, uma substância cancerígena que tem sido associada a tumores de estômago.
Por outro lado, a excessiva utilização destes produtos de maquilhagem pode resultar numa eventual exposição excessiva ao alumínio, cádmio e manganês. No que diz respeito a este último composto, a exposição a concentrações elevadas do mesmo tem sido associada a uma elevada toxicidade no sistema nervoso.
O chumbo foi detetado numa concentração geralmente menor do que o nível de ingestão diária aceitável; no entanto, os níveis de chumbo ainda levantam preocupações para crianças, pois nenhum nível de exposição ao chumbo é considerado seguro.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.