Austrália: novo programa ajuda crianças com possível predisposição genética para cancro

Um novo programa desenvolvido pelo The Children’s Hospital, em Westmead, na Austrália, está a ajudar crianças com cancro, ao oferecer “uma nova visão para famílias com predisposições genéticas subjacentes ao cancro e equipando os médicos com mais informações do que nunca antes visto”.

O Kids with Cancer Foundation Cancer Genetic Risk Program, oferecerá a pacientes recém-diagnosticados, como a pequena Lily, de 14 meses, e às suas famílias, testes genéticos e aconselhamento para determinar se eles têm uma predisposição subjacente ao cancro.

Lily foi diagnosticada com retinoblastoma, um cancro ocular, no final do ano passado. Embora o diagnóstico tenha sido um choque, não foi completamente inesperado já que o pai de Lily, Scott, foi diagnosticado com o mesmo tipo de cancro quando tinha a mesma idade de Lily.

Submetido a vários tipos de tratamentos, Scott teve de remover o olho aos 3 anos de idade – felizmente, as perspetivas são, hoje em dia, melhores para Lily. Até agora, a menina foi submetida a 6 ciclos de quimioterapia, bem como a terapias de laser e crioterapia nos tumores menores causados pelo retinoblastoma. A resposta tem sido positiva.

O cancro afetou a sua visão central no olho direito, mas manteve a visão periférica, o que significa que não deverá ser necessária a remoção do olho.

Atualmente, Lily está também a ser submetida a testes genéticos para confirmar se o seu cancro foi causado pela mesma mutação genética que o seu pai teve.

Luciano Dalla-Pozza, diretor do Cancer Center for Children, parte integrante do The Children’s Hospital, diz que, para crianças como Lily, este novo programa vai ajudar os médicos “a adaptar protocolos de tratamento que minimizem o risco de cancros futuros, a implementar programas de vigilância específicos e a dar às famílias informações valiosas de forma a auxiliar no planeamento familiar”.

“As informações sobre a composição genética do cancro de uma criança são inestimáveis para prever como de que forma a doença irá comportar-se. Para além disso, estas informações também ajudarão a desenvolver os melhores programas de tratamento possíveis. Ao examinar o risco genético subjacente da criança, podemos obter uma compreensão muito maior do risco futuro de cancro e implementar medidas para minimizar ou eliminar esse risco. Podemos estar perante uma grande evolução”.

O Kids with Cancer Foundation Cancer Genetic Risk Program é baseado no (muito bem-sucedido) estudo PREDICT. Desde o seu lançamento em março de 2021, o teste genético foi oferecido a mais de 200 crianças e respetivos pais.

Fonte: The Sidney Children’s Hospital Network

Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Comments are closed.
Newsletter