Um projeto de pesquisa sobre o meduloblastoma (um tipo de cancro pediátrico que afeta o cérebro) está em curso no Centro de Ciências do Genoma da BC Cancer Agency (Agência para o Cancro de British Columbia), no Canadá.
O estudo foi possível graças a um generoso donativo de 25 mil dólares (cerca de 19 mil euros) da Associação de Pais de Crianças com Cancro da Fundação do Cancro de British Columbia.
Os meduloblastomas representam 25% a 30% de todos os cancros pediátricos e os tumores cerebrais são a principal causa de morte por cancro infantil.
O donativo da associação irá cofinanciar um estudo detalhado sobre a diversidade genética de oito tipos de meduloblastoma, ao abrigo de um grande projeto que está em marcha no Canadá, o MAGIC, que pretende focar-se na genética de mil tipos de meduloblastomas.
A pesquisa visa compreender a constituição biológica destes tumores a fim de ajudar a delinear os futuros padrões de tratamento para obter respostas mais eficazes do paciente.
Marco Marra, diretor do Centro de Ciências do Genoma da BC Cancer Agency, que conduz o estudo, espera fornecer informações sobre a diversidade genética destes tumores e identificar marcadores específicos que possam ser utilizados para classificar com maior precisão o tipo de cancro.
O investigador sublinha que o centro está muito grato pelo donativo da associação e ressalva que a pesquisa permitirá entender melhor o que promove o crescimento destes tumores e de que modo é possível “melhor direcionar o cancro para aumentar a sobrevida e qualidade de vida para estas crianças “.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.