ASCO distingue especialista em Oncologia Pediátrica nos EUA

A Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) vai atribuir um dos seus maiores prémios de pediatria ao oncologista Garrett M. Brodeur, do Centro de Cancro do Hospital Infantil da Filadélfia. Brodeur receberá o Prémio de Oncologia Pediátrica a 31 de maio, durante a reunião anual da ASCO em Chicago, nos Estados Unidos.
A ASCO reconhece “o notável trabalho científico para o campo da oncologia pediátrica”, realizado ao longo da carreira de Brodeur, que tem dedicado grande parte da sua investigação ao neuroblastoma, um tumor sólido que afeta o sistema nervoso periférico.
Ao longo da sua carreira, Brodeur focou-se em identificar os genes, proteínas e vias de sinalização biológicas que dão origem ao neuroblastoma e dirigem o seu comportamento clínico, a fim de desenvolver tratamentos mais eficazes e menos tóxicos para as crianças, visando caminhos específicos.
A sua investigação demonstrou pela primeira vez na década de 1980 que, quando as células de neuroblastoma desenvolvem várias cópias do gene MYCN, forma-se um subtipo agressivo, que necessita de um tratamento mais agressivo. Esta descoberta foi fundamental para a atual análise genómica de tumores, tanto em oncologia para adultos, como pediátrica. 
Outro foco principal da sua pesquisa são as cinases recetoras de tirosina, uma família de proteínas de sinalização que controlam o comportamento clínico dos neuroblastomas.
O seu trabalho levou a um ensaio clínico com um novo medicamento que bloqueia seletivamente um tipo de sinalização específico – a TRK, e Brodeur está agora a trabalhar em inibidores de segunda geração da TRK e sistemas de entrega de nanopartículas, a fim de tratar os pacientes com maior eficácia e menor toxicidade.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter