“As cicatrizes e as cabeças carecas são lindas”: a luta de Megan

Só em 2018, nos Estados Unidos, quase 16 mil crianças e adolescentes foram diagnosticados com cancro; ou seja, só em 2018, 16 mil famílias ouviram a notícia que ninguém quer ouvir: o seu filho tem cancro.

A partir do momento em que se ouve estas palavras, a vida muda.

Médicos e hospitais, tratamentos e medicamentos, medo e esperança tornam-se companheiros recorrentes, à medida que as famílias lutam por melhores dias.

Este é o caso da família Bugg que vive esta luta há quase 5 anos.

Megan Bugg tinha apenas 13 anos quando foi descoberta uma protuberância no antebraço esquerdo, a 25 de dezembro de 2014. No dia a seguir à família ter descoberto aquele alto, a jovem foi ao pediatra que a encaminhou imediatamente a um oncologista.

Após uma série de testes, os médicos diagnosticaram Megan com um rabdomiossarcoma em estadio 4. O rabdomiossarcoma é um cancro dos tecidos moles, muito raro e agressivo, diagnosticado com mais frequência em crianças.

A vida de Megan mudou naquele momento.

O cancro da jovem havia metastisado, pelo que Megan tinha tumores espalhados por todo o corpo, incluindo na medula óssea.

A adolescente iniciou um plano de tratamento que incluía 54 semanas de quimioterapia e 50 tratamentos de radioterapia. Após os tratamentos, Megan entrou em remissão durante 1 ano; mas, em 2016, uma ressonância magnética revelou um tumor no peito.

Depois de sujeita a uma cirurgia para remover o tumor, Megan passou por outras 36 semanas de quimioterapia e radioterapia; recentemente, um outro exame encontrou tumores no peito e no pescoço, pelo que Megan está, neste momento, a receber um protocolo de quimioterapia experimental.

Durante toda a sua vida, Megan já passou por 101 semanas de quimioterapia, mais de 130 sessões de radioterapia e 3 cirurgias.

Os números impressionam.

Juntamente com os terríveis efeitos secundários, o cancro mudou a vida desta jovem.

Em vez de pensar na escola e nas atividades normais que um adolescente tem, Megan viveu quase toda a sua vida com a dor e a ansiedade que nenhuma criança jamais deveria conhecer.

Mas Megan é uma guerreira.

Apesar de todas as adversidades, a jovem continua a lutar, recusando-se a ceder. A sua atitude imbatível e o seu espírito indomável mantêm-se e ajudam-na a ultrapassar todos os obstáculos.

Desistir não é uma opção.

“Eu recuso-me a ser aquelas pessoas que ficam sentadas, a sentirem pena de si mesmas, à espera de um milagre que não chega”, diz.

Megan é uma verdadeira campeã. Ao mesmo tempo que é sujeita a tratamentos, a jovem visita outras crianças com cancro, dando-lhes guloseimas e presentes.

As suas palavras encorajadoras e o seu sorriso contagiante estimulam o espírito de todos. Ela é uma inspiração para todos aqueles que lutam contra o cancro.

A última ronda de tratamentos fez com que o seu cabelo caísse novamente. Mas nem isso desmotiva Megan.

“Estou orgulhosa da minha beleza, com ou sem cabelo, com ou sem cicatrizes. Sou bonita assim, somos todos bonitos. Estas mazelas não nos podem afetar. Digo sempre que ‘as cicatrizes, as cabeças carecas e as queimaduras da radioterapia são lindas’”.

Linda por dentro e por fora, Megan está determinada a vencer o cancro.

E, mesmo doente, a jovem tornou-se uma fervorosa defensora do cancro infantil, trabalhando para aumentar a consciencialização e o financiamento para pesquisas.

Fonte: My Web Times

Comments are closed.
Newsletter