Arquivos clínicos dos doentes digitalizados no Hospital de São João

O Centro Hospitalar de São João (CHSJ), no Porto, vai digitalizar os arquivos clínicos dos doentes, no âmbito de um projeto que arranca com o arquivo clínico dos utentes da Pediatria.
O projeto para criação do arquivo clínico digital do CHSJ, que está ainda numa fase inicial, será desenvolvido em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB)/Arquivo Distrital do Porto (ADP).
Aquele organismo será responsável pela “validação técnica” do projeto, explicou Fernanda Gonçalves, coordenadora do Repositório Clínico Digital (RCD), a futura designação do arquivo do CHSJ.
Como “o volume de informação é muito grande”, o CHSJ pretende iniciar o projeto com o arquivo clínico dos utentes da Pediatria, até aos 12 anos, alargando depois a todos os atuais doentes do Centro Hospitalar, disse a responsável. 
“Pretendemos criar um repositório clínico digital que garanta a autenticidade e integridade dos documentos, promovendo a definição de procedimentos necessários à correta digitalização e classificação dos documentos, a digitalização da documentação atual e retrospetiva de processos clínicos de doentes atuais e o acesso em suporte eletrónico a toda a informação clínica do utente”, referiu ainda Fernanda Gonçalves. 
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter