De forma a ajudar a garantir que, durante esta pandemia, as crianças com doença oncológica são tratadas com os melhores cuidados possíveis, a Fundação Rui Osório de Castro fez um donativo, no valor de 100 mil euros, destinado à compra de um ecógrafo para o serviço de cuidados intensivos pediátricos do Hospital CHUC – Pediátrico de Coimbra, equipamento de proteção individual e de desinfeção e outros bens ou equipamentos que possam vir a ser identificados como necessários pelos três centros de referência de oncologia pediátrica que existem em Portugal e pelas famílias das crianças com doença oncológica. A solução desinfetante da HOVIONE chega também às famílias com crianças em tratamento. Foi entregue na Acreditar para as crianças que lá se encontram alojadas, e aos hospitais de dia de oncologia pediátrica do IPOLisboa, Hospital Pediátrico de Coimbra e Hospital de São João, no Porto, onde se conseguirá abastecer as famílias que lá se deslocam para tratamento.
Já o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro criou uma linha de apoio a doentes oncológicos em regime de isolamento social. Através do número 800 919 232, disponível das 08h30 às 17h30, de 2ª a 6ª feira, os doentes oncológicos poderão ter acesso a apoio social e económico, entrega de refeições, compra e entrega de bens alimentares, entrega de medicação hospitalar ou de farmácia em casa, consultas de psico-oncologia, aconselhamento jurídico e informação técnica e científica sobre o novo coronavírus.

Fonte: LPCC
Para um regresso à normalidade sem correr riscos, a Direção Geral da Saúde divulgou um manual, intitulado “Saúde e Atividades Diárias – medidas gerais de prevenção e controlo da COVID-19” onde estão reunidas as principais regras para um dia a dia mais seguro em tempos de pandemia.

Fonte: Direção Geral de Saúde