A empresa norueguesa SpinChip pretende ajudar os médicos a analisar amostras de sangue dos pacientes de forma instantânea, através de um dispositivo com capacidade para fornecer resultados no imediato.
Os primeiros diagnósticos são muitas vezes decisivos para impedir o desenvolvimento de doenças graves, motivo pelo qual os resultados das análises de amostras de doentes (sangue, urina, etc) podem ser um elemento importante no diagnóstico de doenças.
A tecnologia criada pela SpinChip permite uma análise rápida e eficaz a partir de uma amostra de sangue extraída da ponta do dedo do paciente. O sangue é colocado numa microcentrífugadora que lê os resultados em poucos minutos.
Os aparelhos de análise estarão disponíveis num instrumento portátil, para que as bioanálises críticas possam ser transportadas para serviços hospitalares de emergência e consultórios médicos, o que facilita o início dos tratamentos.
O sistema foi criado pelo cientista Stig Morten Borch e desenvolvido para comercialização com a ajuda de fundos do Conselho de Pesquisa do Programa de FORNY Noruega.
O aparelho inovador poderá chegar ao mercado em 2015, estando agora em fase de testes para identificação de proteínas específicas presentes nos diversos fluídos corporais, como sangue, urina ou saliva.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.